26/11/2015 - Trabalho realizado pelo amigo Carlos Augusto Luciano, formando em engenharia civil sexto semestre.
Rua Jorge Tibiriçá, 451 – Centro
- São José do Rio Pardo - SP
CEP 13720-000 - Tel.: (19) 3681-2655
ATIVIDADES PRÁTICAS
SUPERVISIONADAS
SEXTO SEMESTRE DE 2015
PRODUÇÃO DE PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO:
UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA TOP LAJE
INTEGRANTES DO GRUPO E RA
Carlos Augusto Luciano – RA: B64HFC-1
____________________________________________
Trabalho apresentado à
UNIP-Campus
Rio Pardo
vinculado às
Atividades Práticas
Supervisionadas, como parte dos
requisitos
para avaliação semestral,
no Curso de Engenhaira Básico.
São José do
Rio Pardo/- 2015
CARLOS
AUGUSTO LUCIANO
PRODUÇÃO DE PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO:
ESTUDO DE CASO NA FÁBRICA TOP LAJE
São José do Rio
Pardo
2015
ÍNDICE
1 INTRODUÇÃO................................................................................................................. 5
1.1 Objetivo geral............................................................................................................. 5
2 RESULTADO
E DISCUSSÕES....................................................................................... 6
2.1 Concreto Armado....................................................................................................... 6
2.2 Concreto Protendido.................................................................................................. 6
2.3 A Top Laje.................................................................................................................. 8
2.4 Layout Geral das
Instalações da Fábrica.................................................................... 9
2.5 Vigas de Lajes
Treliçadas......................................................................................... 10
2.6 Pilares........................................................................................................................ 11
2.7 Pingadeira, Tubo e
Anel de Concreto....................................................................... 12
2.8 Descrição da
Movimentação das Peças Pré-Fabricadas e os Equipamentos Utilizados 12
REFERÊNCIAS...................................................................................................................... 13
1
INTRODUÇÃO
“Não se pode
precisar a data em que começou a pré-moldagem. O próprio nascimento do concreto
armado nasceu com a pré-moldagem de elementos, fora do local de seu uso. Sendo
assim, pode-se afirmar que a pré-moldagem começou com a invenção do concreto
armado. A realização de estruturas com concretagem local surgiu depois.”
(VASCONCELOS, 2002).
Elemento
Pré-fabricado é um elemento pré-moldado produzido em escala industrial, mesmo
em instalações temporárias em canteiros de obra, obedecendo a manuais e
especificações técnicas, por pessoal treinado e qualificado, sob condições
rigorosas de controle de qualidade, inclusive em laboratório, identificados
individualmente ou por lote.
Elemento
Pré-moldado é um elemento executado fora do local de utilização definitiva na
estrutura, produzido em condições menos rigorosas de controle de qualidade, mas
sujeito à inspeção do próprio construtor.
A presente
pesquisa procurou por entender melhor a funcionamento da produção de
pré-fabricados de concreto armado e a diferença com o concreto protendido, com
uma abordagem sobre a Fábrica Top Laje.
1.1
Objetivo geral
Demonstrar as
principais diferenças entre concreto armado e protendido;
Conhecer o
processo de fabricação de pré-fabricados na empresa Top Laje;
2.1
Concreto Armado
O concreto
armado é a estrutura de concreto que contém em seu interior armações feita com
barras de aço. Estas armações são necessárias para atender à deficiência do
concreto a esforços de tração (seu forte é a resistência à compressão) e são
indispensáveis na execução de peças como vigas e lajes, por exemplo.
O projeto das
estruturas de concreto armado é feito por engenheiros especializados no
assunto, conhecidos também como calculistas. São eles quem determinam a
resistência do concreto, a bitola do aço, o espaçamento entre as barras e a
dimensão das peças que farão parte do projeto (sapatas, blocos, pilares, lajes,
vigas, etc).
Um bom
projeto deve considerar todas as variáveis possíveis e não só os preços
unitários do aço e do concreto. Ao se utilizar uma resistência maior no
concreto, por exemplo, pode-se reduzir o tamanho das peças, diminuindo o volume
final de concreto, o tamanho das formas, o tempo de desforma, a quantidade de
mão de obra, a velocidade da obra, entre outros.
2.2
Concreto Protendido
A utilização
de aços de elevada resistência, como armaduras de concreto armado, fica
limitada pela fissuração do concreto. De fato, como os diferentes tipos de aço
têm aproximadamente o mesmo módulo de elasticidade, o emprego de aços com
tensões de tração elevadas implica grande alongamento dos mesmos, o que, por
sua vez, ocasiona fissuras muito abertas. A abertura exagerada das fissuras
reduz a proteção das armaduras contra corrosão, e é indesejável esteticamente.
O artifício
da protensão, aplicado ao concreto, consiste em introduzir na viga esforços
prévios que reduzam ou anulem as tensões de tração no concreto sob ação das solicitações
em serviço. Nessas condições minimiza-se a importância da fissuração como
condição determinante de dimensionamento da viga.
A protensão
do concreto é realizada, na prática, por meio de cabos de aço de alta
resistência, tracionados e ancorados no próprio concreto. O artifício da
protensão desloca a faixa de trabalho do concreto para o âmbito das
compressões, onde o material é mais eficiente. Com a protensão, aplicam-se
tensões de compressão nas partes da seção tracionadas pelas solicitações dos carregamentos.
Desse modo, pela manipulação das tensões internas, pode-se obter a contribuição
da área total da seção da viga para a inércia da mesma.
Sob ação de
cargas, uma viga protendida sofre flexão, alterando-se as tensões de compressão
aplicadas previamente. Quando a carga é retirada, a viga volta à sua posição
original e as tensões prévias são restabelecidas.
Se as tensões
de tração provocadas pelas cargas forem inferiores às tensões prévias de
compressão, a seção continuará comprimida, não sofrendo fissuração.
Sob ação de
cargas mais elevadas, as tensões de tração ultrapassam as tensões prévias, de
modo que o concreto fica tracionado e fissura. Retirando-se a carga, a
protensão provoca o fechamento das fissuras.
As
resistências de concreto, utilizadas em concreto protendido, são duas a três
vezes maiores que as utilizadas em concreto armado. Os aços utilizados nos
cabos de protensão têm resistência três a cinco vezes superiores às dos aços
usuais do concreto armado.
O sentido
econômico do concreto protendido consiste no fato de que os aumentos
percentuais de preço são muito inferiores aos acréscimos de resistência
utilizáveis, tanto para o concreto como para o aço de protensão.
Vantagens
técnicas do concreto protendido em relação ao concreto armado, o concreto
protendido apresenta as seguintes vantagens:
- Reduz as tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes.
- Reduz a incidência de fissuras.
- Reduz as quantidades necessárias de concreto e de aço, devido ao emprego eficiente de materiais de maior resistência.
- Permite vencer vãos maiores que o concreto armado convencional; para o mesmo vão, permite reduzir a altura necessária da viga.
- Facilita o emprego generalizado de pré-moldagem, uma vez que a protensão elimina a fissuração durante o transporte das peças.
- Durante a operação de protensão, o concreto e o aço são submetidos a tensões em geral superiores às que poderão ocorrer na viga sujeita às cargas de serviço. A operação de protensão constituído, neste caso, uma espécie de prova de carga da viga.
Uma das
vantagens para ilustrar pode-se criar o fato de que as pontes com vigas retas
de concreto armado têm seu vão livre limitado a 30m ou 40m, enquanto as pontes
com vigas protendidas já atingiram vãos de 250m.
2.3
A Top Laje
A razão
social é Top Laje Artefatos para a Construção Ltda, sua atividade principal é
Fabricação de artefatos e produtos de concreto, cimento e fibrocimento. Está
localizada na Rua Vendramin Semensato nº 123, Distrito Industria, Cidade de São
José do Rio Pardo, Estado de São Paulo.
Possui 5
empregados, sendo 1 do sexo feminino no setor de Auxiliar Administrativo
responsável pelo atendimento e administração, outros 4 são do sexo masculino
responsáveis pelo process0o de fabricação e carregamento do transporte.
A Fábrica possui
uma parceria com a loja de materiais de construção denominada Arcádia,
localizada na Avenida Brasil, Cidade de São José do Rio Pardo, Estado de São
Paulo, que encaminha pedidos para fabricação de peças, e também é encarregada
de fazer a entrega de toda a produção da fábrica por meio de seus caminhões.
A visita
técnica foi feita no dia 25 de novembro de 2015, e foram levantados os dados
por meio de uma entrevista feita no local com a Andrea responsável pelo
atendimento e administração: suprimentos e controle de produção.
Figura 1 Carlos e Andrea na Fábrica Top Laje –
Visita Técnica 25.11.2015
A senhorita
Andrea apresentou a fábrica e todos os processos de fabricação. Também o senhor
João, dono da empresa Top Laje, que nos explicou os componentes utilizados em
cada peça que fabrica, o que proporcionou uma melhor compreensão do que é
discutido em sala de aula e a prática.
2.4
Layout Geral das Instalações da Fábrica
O Layout da
fábrica serve para proporcionar a distribuição mais racional entre móveis,
máquinas e equipamentos de modo geral, objetivando utilizar a área disponível
de melhor maneira possível, também compreende assegurar economia de tempo,
assim como o esforço despendido nas operações.
Na Top Laje
foi possível verificar que possui uma organização de seu layout estrutural que
colabora com suas atividades, conforme demonstrado abaixo:
Figura
2 Layout da Fábrica Top Laje Artefatos para Construção Ltda
A fábrica
possui um estacionamento na frente para maior comodidade do cliente, e o
primeiro ambiente que ele encontra é o atendimento que fornece todas as
informações de custo e prazo de entrega.
Por produzir
diferentes produtos é necessário ter uma estrutura que facilita o manuseio dos
materiais, principalmente no local onde é feito os tubos de águas fluviais e
vigas de cimento que são de pesos elevados, portanto possui uma instalação de
um guincho que percorre toda área da fábrica onde é feito esses artefatos, torna
o ambiente mais seguro para o trabalho e também facilita o carregamento para
entrega aos clientes.
Descrição dos
tipos de peças pré-fabricadas
A Top Lage
produz as seguintes peças pré-fabricadas de concreto e pré-moldados:
·
Vigas
de lajes treliçadas
·
Pilares
·
Tubos
para água fluvial
·
Blocos
/ Canaletas
·
Pisos
para calçadas e bloquetes para passagem de veículos
·
Pingadeira
·
Ferragem
armada.
Existem
alguns fatores que devem ser seguidos para a fabricação dessas peças, tais como
resistência de impacto e durabilidade. Esse fatores são decorrentes do processo
fabril, a quantidade de cada componente necessário e os cuidados empregados no
processo de cura afeta diretamente a qualidade do produto acabado.
2.5
Vigas de Lajes Treliçadas
As vigas são
fabricadas conforme especificações dos clientes, que são verificadas por um dos
empregados da fábrica que vai até o local da construção e faz a comprovação das
medidas e repassa para a produção.
Quando
diminui os pedidos, costuma-se produzir estoque de vigas com especificação que
tem maior procura, e para isso são feitas em cumprimento máximo podendo ser
cortadas no tamanho ideal, isso para evitar ociosidade em tempos de menor
demanda.
Figura 3 Produção de Laje Pré-moldada de concreto
Estas vigas
treliçadas pré-fabricadas são produzidas através da junção dos componentes:
areia lavada, pedra brita 5mm, cimento CP32 e água. O processo dura
aproximadamente de 3 a 7 dias dependendo das condições térmicas, nesse período
é feito a cura do cimento, que são molhados até 5 vezes por dia, e 2 vezes em
tempo chuvoso, isso para mantê-lo hidratado sem exagero.
2.6
Pilares
Os pilares
são fabricados conforme especificação dos clientes, podendo solicitar a empresa
que faça medição correta do cumprimento, normalmente o pedreiro que executa a
construção já passa todos os dados para ser produzido, um detalhe importante é
que não possui engenheiro responsável pelas medições, sendo de responsabilidade
do cliente as especificações das ferragens.
Estas peças
são fabricas através da junção dos componentes: areia lavada, pedra brita 24mm,
cimento CP32 e água, são colocados sobre uma forma com a ferragem armada, que
pode ser regulado o cumprimento da peça conforme solicitação. A fábrica possui
formas com larguras de 12x12, 14x14 e 18x18. O tempo de fabricação é de 7 dias
em média dependendo das condições climáticas, mas que dificilmente atrapalham,
nesse período é feito o processo de cura para manter o concreto hidratado, a
peça é molhada 5 vezes por dia, e 2 vezes em tempo chuvoso.
2.7
Pingadeira, Tubo e Anel de Concreto
Essas peças
de concreto são fabricadas com tamanhos dos moldes variados de acordo com a
exigência de cada projeto, e os agregados atribuídos a estas peças são: areia,
pedra brita 5mm, cimento CP32 e água, no caso de tubo de água fluvial pode ser
produzido em concreto armado ou simples.
Depois de
feito o concreto, ele é derramado nas formas e ficam até ganhar rigidez
suficiente para não desmanchar, dai é retirado a forma, e sua secagem acontece
durante o processo de cura que é de 7 dias, sendo molhado até 5 vezes ao dia
para manter hidratado.
2.8
Descrição da Movimentação das Peças
Pré-Fabricadas e os Equipamentos Utilizados
As peças
produzidas possuem tamanhos grandes e pesos elevados que dificultam o
transporte tanto da linha de produção para o estoque, como do estoque para o
carregamento, e como existe um período para ficar pronto além do custo
empregado na peça, todo o cuidado é preciso para que não haja nenhum prejuízo
ou risco aos envolvidos.
A
movimentação é feita através de empilhadeira e um guincho que percorre toda a
área do barracão da fábrica de pré-fabricados de forma aérea com os trilhos
instalados nas paredes laterais, e proporciona grande facilidade e proteção da
peça no transporte e segurança dos empregados.
ECIVIL
– DESCOMPICANDO A ENGENHARIA.
Disponível em: http://www.ecivilnet.com/artigos/concreto_protendido.htm. Acesso em 26/11/2015.
PORTAL
DO CONCRETO – CONCRETO ARMADO.
Disponível em: http://www.portaldoconcreto.com.br/cimento/concreto/armados.html.
Acesso em 26/11/2015.
TERZIAN,
Paulo. CONCRETO: ENSINO, PESQUISA E
REALIZAÇÕES, vol. 2. São Paulo: IBRACON, 2005.
VASCONCELOS,
Augusto Carlos de. O CONCRETO NO BRASIL: PRÉ-FABRICAÇÃO, MONUMENTOS, FUNDAÇÕES, volume I. São Paulo: Studio Nobel, 2002.
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