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sexta-feira, 27 de novembro de 2015

APS UNIP: PRODUÇÃO DE PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO - VISITA TÉCNICA TOP LAJE

26/11/2015 - Trabalho realizado pelo amigo Carlos Augusto Luciano, formando em engenharia civil sexto semestre.
















Rua Jorge Tibiriçá, 451 – Centro - São José do Rio Pardo - SP
CEP 13720-000 - Tel.: (19) 3681-2655




ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SEXTO SEMESTRE DE 2015




PRODUÇÃO DE PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO:
UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA TOP LAJE




INTEGRANTES DO GRUPO E RA

Carlos Augusto Luciano – RA: B64HFC-1               
____________________________________________



Trabalho apresentado à
 UNIP-Campus Rio Pardo
vinculado às  Atividades Práticas
Supervisionadas, como parte dos
requisitos  para avaliação semestral,
no Curso de Engenhaira Básico.





São José do Rio Pardo/- 2015

CARLOS AUGUSTO LUCIANO







PRODUÇÃO DE PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO:
ESTUDO DE CASO NA FÁBRICA TOP LAJE


















 
 São José do Rio Pardo
2015
         ÍNDICE    



1        INTRODUÇÃO................................................................................................................. 5
1.1         Objetivo geral............................................................................................................. 5
2        RESULTADO E DISCUSSÕES....................................................................................... 6
2.1         Concreto Armado....................................................................................................... 6
2.2         Concreto Protendido.................................................................................................. 6
2.3         A Top Laje.................................................................................................................. 8
2.4         Layout Geral das Instalações da Fábrica.................................................................... 9
2.5         Vigas de Lajes Treliçadas......................................................................................... 10
2.6         Pilares........................................................................................................................ 11
2.7         Pingadeira, Tubo e Anel de Concreto....................................................................... 12
2.8         Descrição da Movimentação das Peças Pré-Fabricadas e os Equipamentos Utilizados  12
REFERÊNCIAS...................................................................................................................... 13


1           INTRODUÇÃO

“Não se pode precisar a data em que começou a pré-moldagem. O próprio nascimento do concreto armado nasceu com a pré-moldagem de elementos, fora do local de seu uso. Sendo assim, pode-se afirmar que a pré-moldagem começou com a invenção do concreto armado. A realização de estruturas com concretagem local surgiu depois.” (VASCONCELOS, 2002).
Elemento Pré-fabricado é um elemento pré-moldado produzido em escala industrial, mesmo em instalações temporárias em canteiros de obra, obedecendo a manuais e especificações técnicas, por pessoal treinado e qualificado, sob condições rigorosas de controle de qualidade, inclusive em laboratório, identificados individualmente ou por lote.
Elemento Pré-moldado é um elemento executado fora do local de utilização definitiva na estrutura, produzido em condições menos rigorosas de controle de qualidade, mas sujeito à inspeção do próprio construtor.
A presente pesquisa procurou por entender melhor a funcionamento da produção de pré-fabricados de concreto armado e a diferença com o concreto protendido, com uma abordagem sobre a Fábrica Top Laje.

1.1         Objetivo geral


Demonstrar as principais diferenças entre concreto armado e protendido;
Conhecer o processo de fabricação de pré-fabricados na empresa Top Laje;

 

2.1         Concreto Armado

O concreto armado é a estrutura de concreto que contém em seu interior armações feita com barras de aço. Estas armações são necessárias para atender à deficiência do concreto a esforços de tração (seu forte é a resistência à compressão) e são indispensáveis na execução de peças como vigas e lajes, por exemplo.
O projeto das estruturas de concreto armado é feito por engenheiros especializados no assunto, conhecidos também como calculistas. São eles quem determinam a resistência do concreto, a bitola do aço, o espaçamento entre as barras e a dimensão das peças que farão parte do projeto (sapatas, blocos, pilares, lajes, vigas, etc).
Um bom projeto deve considerar todas as variáveis possíveis e não só os preços unitários do aço e do concreto. Ao se utilizar uma resistência maior no concreto, por exemplo, pode-se reduzir o tamanho das peças, diminuindo o volume final de concreto, o tamanho das formas, o tempo de desforma, a quantidade de mão de obra, a velocidade da obra, entre outros.


2.2         Concreto Protendido

A utilização de aços de elevada resistência, como armaduras de concreto armado, fica limitada pela fissuração do concreto. De fato, como os diferentes tipos de aço têm aproximadamente o mesmo módulo de elasticidade, o emprego de aços com tensões de tração elevadas implica grande alongamento dos mesmos, o que, por sua vez, ocasiona fissuras muito abertas. A abertura exagerada das fissuras reduz a proteção das armaduras contra corrosão, e é indesejável esteticamente.
O artifício da protensão, aplicado ao concreto, consiste em introduzir na viga esforços prévios que reduzam ou anulem as tensões de tração no concreto sob ação das solicitações em serviço. Nessas condições minimiza-se a importância da fissuração como condição determinante de dimensionamento da viga.
A protensão do concreto é realizada, na prática, por meio de cabos de aço de alta resistência, tracionados e ancorados no próprio concreto. O artifício da protensão desloca a faixa de trabalho do concreto para o âmbito das compressões, onde o material é mais eficiente. Com a protensão, aplicam-se tensões de compressão nas partes da seção tracionadas pelas solicitações dos carregamentos. Desse modo, pela manipulação das tensões internas, pode-se obter a contribuição da área total da seção da viga para a inércia da mesma.
Sob ação de cargas, uma viga protendida sofre flexão, alterando-se as tensões de compressão aplicadas previamente. Quando a carga é retirada, a viga volta à sua posição original e as tensões prévias são restabelecidas.
Se as tensões de tração provocadas pelas cargas forem inferiores às tensões prévias de compressão, a seção continuará comprimida, não sofrendo fissuração.
Sob ação de cargas mais elevadas, as tensões de tração ultrapassam as tensões prévias, de modo que o concreto fica tracionado e fissura. Retirando-se a carga, a protensão provoca o fechamento das fissuras.
As resistências de concreto, utilizadas em concreto protendido, são duas a três vezes maiores que as utilizadas em concreto armado. Os aços utilizados nos cabos de protensão têm resistência três a cinco vezes superiores às dos aços usuais do concreto armado.
O sentido econômico do concreto protendido consiste no fato de que os aumentos percentuais de preço são muito inferiores aos acréscimos de resistência utilizáveis, tanto para o concreto como para o aço de protensão.
Vantagens técnicas do concreto protendido em relação ao concreto armado, o concreto protendido apresenta as seguintes vantagens:

  • Reduz as tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes.
  • Reduz a incidência de fissuras.
  • Reduz as quantidades necessárias de concreto e de aço, devido ao emprego eficiente de materiais de maior resistência.
  • Permite vencer vãos maiores que o concreto armado convencional; para o mesmo vão, permite reduzir a altura necessária da viga.
  • Facilita o emprego generalizado de pré-moldagem, uma vez que a protensão elimina a fissuração durante o transporte das peças.
  • Durante a operação de protensão, o concreto e o aço são submetidos a tensões em geral superiores às que poderão ocorrer na viga sujeita às cargas de serviço. A operação de protensão constituído, neste caso, uma espécie de prova de carga da viga.

Uma das vantagens para ilustrar pode-se criar o fato de que as pontes com vigas retas de concreto armado têm seu vão livre limitado a 30m ou 40m, enquanto as pontes com vigas protendidas já atingiram vãos de 250m.

2.3         A Top Laje


A razão social é Top Laje Artefatos para a Construção Ltda, sua atividade principal é Fabricação de artefatos e produtos de concreto, cimento e fibrocimento. Está localizada na Rua Vendramin Semensato nº 123, Distrito Industria, Cidade de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo.
Possui 5 empregados, sendo 1 do sexo feminino no setor de Auxiliar Administrativo responsável pelo atendimento e administração, outros 4 são do sexo masculino responsáveis pelo process0o de fabricação e carregamento do transporte.
A Fábrica possui uma parceria com a loja de materiais de construção denominada Arcádia, localizada na Avenida Brasil, Cidade de São José do Rio Pardo, Estado de São Paulo, que encaminha pedidos para fabricação de peças, e também é encarregada de fazer a entrega de toda a produção da fábrica por meio de seus caminhões.
A visita técnica foi feita no dia 25 de novembro de 2015, e foram levantados os dados por meio de uma entrevista feita no local com a Andrea responsável pelo atendimento e administração: suprimentos e controle de produção.
Figura 1 Carlos e Andrea na Fábrica Top Laje – Visita Técnica 25.11.2015
A senhorita Andrea apresentou a fábrica e todos os processos de fabricação. Também o senhor João, dono da empresa Top Laje, que nos explicou os componentes utilizados em cada peça que fabrica, o que proporcionou uma melhor compreensão do que é discutido em sala de aula e a prática.

 

2.4         Layout Geral das Instalações da Fábrica

O Layout da fábrica serve para proporcionar a distribuição mais racional entre móveis, máquinas e equipamentos de modo geral, objetivando utilizar a área disponível de melhor maneira possível, também compreende assegurar economia de tempo, assim como o esforço despendido nas operações.
Na Top Laje foi possível verificar que possui uma organização de seu layout estrutural que colabora com suas atividades, conforme demonstrado abaixo:


Figura 2 Layout da Fábrica Top Laje Artefatos para Construção Ltda
A fábrica possui um estacionamento na frente para maior comodidade do cliente, e o primeiro ambiente que ele encontra é o atendimento que fornece todas as informações de custo e prazo de entrega.
Por produzir diferentes produtos é necessário ter uma estrutura que facilita o manuseio dos materiais, principalmente no local onde é feito os tubos de águas fluviais e vigas de cimento que são de pesos elevados, portanto possui uma instalação de um guincho que percorre toda área da fábrica onde é feito esses artefatos, torna o ambiente mais seguro para o trabalho e também facilita o carregamento para entrega aos clientes.

Descrição dos tipos de peças pré-fabricadas


A Top Lage produz as seguintes peças pré-fabricadas de concreto e pré-moldados:
·         Vigas de lajes treliçadas
·         Pilares
·         Tubos para água fluvial
·         Blocos / Canaletas
·         Pisos para calçadas e bloquetes para passagem de veículos
·         Pingadeira
·         Ferragem armada.
Existem alguns fatores que devem ser seguidos para a fabricação dessas peças, tais como resistência de impacto e durabilidade. Esse fatores são decorrentes do processo fabril, a quantidade de cada componente necessário e os cuidados empregados no processo de cura afeta diretamente a qualidade do produto acabado.

2.5         Vigas de Lajes Treliçadas

As vigas são fabricadas conforme especificações dos clientes, que são verificadas por um dos empregados da fábrica que vai até o local da construção e faz a comprovação das medidas e repassa para a produção.
Quando diminui os pedidos, costuma-se produzir estoque de vigas com especificação que tem maior procura, e para isso são feitas em cumprimento máximo podendo ser cortadas no tamanho ideal, isso para evitar ociosidade em tempos de menor demanda.

Figura 3 Produção de Laje Pré-moldada de concreto 
Estas vigas treliçadas pré-fabricadas são produzidas através da junção dos componentes: areia lavada, pedra brita 5mm, cimento CP32 e água. O processo dura aproximadamente de 3 a 7 dias dependendo das condições térmicas, nesse período é feito a cura do cimento, que são molhados até 5 vezes por dia, e 2 vezes em tempo chuvoso, isso para mantê-lo hidratado sem exagero.

2.6         Pilares

Os pilares são fabricados conforme especificação dos clientes, podendo solicitar a empresa que faça medição correta do cumprimento, normalmente o pedreiro que executa a construção já passa todos os dados para ser produzido, um detalhe importante é que não possui engenheiro responsável pelas medições, sendo de responsabilidade do cliente as especificações das ferragens.
Estas peças são fabricas através da junção dos componentes: areia lavada, pedra brita 24mm, cimento CP32 e água, são colocados sobre uma forma com a ferragem armada, que pode ser regulado o cumprimento da peça conforme solicitação. A fábrica possui formas com larguras de 12x12, 14x14 e 18x18. O tempo de fabricação é de 7 dias em média dependendo das condições climáticas, mas que dificilmente atrapalham, nesse período é feito o processo de cura para manter o concreto hidratado, a peça é molhada 5 vezes por dia, e 2 vezes em tempo chuvoso.

2.7         Pingadeira, Tubo e Anel de Concreto


Essas peças de concreto são fabricadas com tamanhos dos moldes variados de acordo com a exigência de cada projeto, e os agregados atribuídos a estas peças são: areia, pedra brita 5mm, cimento CP32 e água, no caso de tubo de água fluvial pode ser produzido em concreto armado ou simples.
Depois de feito o concreto, ele é derramado nas formas e ficam até ganhar rigidez suficiente para não desmanchar, dai é retirado a forma, e sua secagem acontece durante o processo de cura que é de 7 dias, sendo molhado até 5 vezes ao dia para manter hidratado.

2.8         Descrição da Movimentação das Peças Pré-Fabricadas e os Equipamentos Utilizados

As peças produzidas possuem tamanhos grandes e pesos elevados que dificultam o transporte tanto da linha de produção para o estoque, como do estoque para o carregamento, e como existe um período para ficar pronto além do custo empregado na peça, todo o cuidado é preciso para que não haja nenhum prejuízo ou risco aos envolvidos.
A movimentação é feita através de empilhadeira e um guincho que percorre toda a área do barracão da fábrica de pré-fabricados de forma aérea com os trilhos instalados nas paredes laterais, e proporciona grande facilidade e proteção da peça no transporte e segurança dos empregados.





ECIVIL – DESCOMPICANDO A ENGENHARIA. Disponível em: http://www.ecivilnet.com/artigos/concreto_protendido.htm. Acesso em 26/11/2015.
PORTAL DO CONCRETO – CONCRETO ARMADO. Disponível em: http://www.portaldoconcreto.com.br/cimento/concreto/armados.html. Acesso em 26/11/2015.
TERZIAN, Paulo. CONCRETO: ENSINO, PESQUISA E REALIZAÇÕES, vol. 2. São Paulo: IBRACON, 2005.
VASCONCELOS, Augusto Carlos de. O CONCRETO NO BRASIL: PRÉ-FABRICAÇÃO, MONUMENTOS, FUNDAÇÕES, volume I. São Paulo: Studio Nobel, 2002.


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