O Balanço Patrimonial é um documento contábil, gerado depois da escrituração e tratamento de toda a movimentação e informações financeiras da empresa. Sua maior função é evidenciar e refletir a posição econômica da organização, tanto em termos qualitativos e quantitativos em determinado período. Dentre as suas finalidades está contribuir para o processo de tomada de decisão.
Para elaboração do Balanço Patrimonial, as contas pagas, a pagar, a receber e as recebidas são classificadas de acordo com os elementos do patrimônio que registrem e justifiquem os acontecimentos ou fatos. Elas são agrupadas de forma a simplificar todo o conhecimento e toda a análise da situação financeira de uma empresa. Pode se dizer que o Balanço Patrimonial é uma espécie de fotografia da empresa, mostrando todos os bens, direitos e deveres da empresa em determinada data.
O que compõe um Balanço Patrimonial?
O Balanço Patrimonial se estrutura da seguinte maneira:
Ativo: Compreende os bens e os direitos da entidade, além das aplicações de recursos com a capacidade de gerar os benefícios econômicos futuros, oriundos dos eventos que ocorreram. Alguns exemplos: Caixa, Banco, Investimentos para Aplicações, Valores a Receber, Estoque, Seguros a Vencer, Imóveis, Veículos, Terrenos, entre outros.
Passivo: Engloba todas as origens de recursos que são representados pelas obrigações para com os terceiros, que são os resultados dos eventos que aconteceram e que demandam ativos para a sua liquidação. Como exemplo, temos: Fornecedores a pagar, Funcionários a Pagar, Impostos a Pagar, Serviços a Prestar e outros.
Patrimônio Líquido: são os recursos próprios da entidade e o seu valor é a diferença positiva ou negativa entre o valor do Passivo e do Ativo. É aqui que fica evidenciado o lucro ou prejuízo do período, as reservas de investimento futuro, o montante que cada sócio colocou na sociedade.
Elaborando o Balanço Patrimonial
A base da Elaboração do Balanço Patrimonial são as informações processadas mensalmente pelo escritório de contabilidade, que faz a “leitura” da movimentação financeira da empresa e conta a história dela através dos números. Essa história fica registrada em documento chamado balancete mensal. No balancete são associadas todas as contas usadas para fazer a escrituração, contas patrimoniais e de resultado, indicando assim os seus créditos, débitos e os seus devidos saldos.
Para elaborar o Balanço Patrimonial, o seu contador procede-se ao levantamento do balancete mensal e compilar os dados para o anual, faz a verificação das contas, confere-se os saldos, confirma a sua exatidão e realiza as análises.
Depois dos ajustes pertinentes e lançamentos do fim das contas de resultado, as contas remanescentes são as contas patrimoniais, que precisam ser separadas e depois classificadas em grupos para a devida elaboração do Balanço Patrimonial. É importante falar que o saldo do passivo é sempre igual do ativo.
Segundo a Lei 6.404/76, em seu art 176 item 1º, as demonstrações de cada exercício deverão ser publicadas com a indicação dos valores correspondentes do exercício anterior. Sendo assim o Balanço Patrimonial, bem como todas as Demonstrações Financeiras, deverão ser apresentados em duas colunas: Exercício Atual e Exercício Anterior. Com essa apresentação os usuários das demonstrações contábeis poderão observar os valores de um ano para o outro propiciando uma comparação entre os dois exercícios ajudando muito no processo de tomada de decisão.
É indicado às micro e pequenas empresas que terceirizem este serviço contratem um escritório de contabilidade de confiança e que apresente essas informações. Este trabalho precisa ser muito bem elaborado e preciso – e para isso, se faz necessário um profissional especializado que entenda bem do assunto. Assim, os gestores da empresa terão uma demonstração de balanço confiável para poder tomar decisões estratégicas e vitais para a empresa.
Você tem alguma dúvida sobre o Balaço Patrimonial da sua empresa? envie para nós, ficaremos felizes por ajudá-lo.
Você tem alguma dúvida sobre o Balaço Patrimonial da sua empresa? envie para nós, ficaremos felizes por ajudá-lo.
Justo o que eu procurava sobre balanço patrimonial
ResponderExcluir