Você sabe o que é ser resiliente?
Essa capacidade de enfrentar problemas e situações difíceis é fundamental para uma carreira de sucesso
A resiliência é apontada pelos especialistas como uma competência, tanto de indivíduos quanto de organizações, que pode ser ensinada e aprimorada. Aí logo vêm as perguntas daqueles que não estão familiarizados com a palavra ou daqueles que conhecem, mas que acham que não possuem essa virtude como uma de suas características: o que é ser resiliente? Como faço para tornar-me mais resiliente? Como aprimorar minha resiliência para obter o sucesso no ambiente de trabalho?
Evidentemente este é um processo que se inicia na infância e avança muitas vezes de forma natural. No entanto, quando isso não acontece, a resiliência pode surgir na vida adulta quando uma pessoa se depara entre a tensão e a vontade de vencer.
Confira algumas orientações que respondem a esses questionamentos:
- Antes de pensar em ser uma pessoa mais resiliente, entenda que precisa lutar sempre contra a preguiça e a covardia. Para muitos, é cômodo permanecer no mesmo trabalho, na mesma função. Lute contra a chamada área de conforto.
- Lembre-se e pratique sempre palavras e frases como vontade de viver, autoestima, amor próprio, respeito próprio, esperança, crença, autonomia, iniciativa pessoal, autodeterminação, autoafirmação, curiosidade. Se quiser ser mais resiliente, desenvolva cada uma dessas inciativas.
- O indivíduo, durante toda a vida, organiza um "kit de sobrevivência" que deve ser usado num momento de emergência. Esse kit, que é um elemento tranquilizador, deve ser usado para resolver as adversidades e sair dos momentos de tensões. Dentro dele estão as possíveis soluções.
- Ao pensar no "kit", fica fácil entender porque muitos profissionais resilientes não ficam abalados psicologicamente antes, durante ou depois do enfrentamento de um grande problema. Isso acontece porque eles confiam em si mesmos, sempre dão o melhor de si para evitar o arrependimento e têm consciência do seu valor.
- Entenda que o ser humano tem a capacidade de resolver problemas. Essa é uma das razões de nossa razão. Afinal, é pra isso que serve a inteligência.
- Delegue menos. É bastante confortável também pedir que outras pessoas façam aquilo que você deveria fazer. Ser resiliente exige esforço e delegar, muitas vezes, é sinônimo de postergar, fugir.
- Tenha em mente que toda grande caminhada se inicia com um primeiro e decisivo passo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário